Festival Internacional de Ciência cria laços na comunidade

O FIC.A – Festival Internacional de Ciência 2022 está a decorrer no Bairro dos Navegadores, em Porto Salvo e este sábado estão agendadas iniciativas dirigidas à população residente neste bairro municipal. De manhã o FIC.A sai para a rua e a tarde será dedicada a trazer os moradores ao espaço onde decorre o Festival.

O FIC.A é a primeira grande iniciativa realizada no espaço Hub-ACT, futuro hub de arte, ciência & tecnologia e centro de incubação de indústrias criativas, em Porto Salvo, no concelho de Oeiras.

Realizado em pleno Bairro dos Navegadores (no espaço do antigo Intermarché), este evento é encarado pelo Município de Oeiras como uma oportunidade de trazer a Ciência para o seio da comunidade e criar condições para um maior envolvimento entre as instituições de ciência, educação e cultura com a população local.

FIC.A – festival de Ciência 2022 – abertura com Prof. Galopim de Carvalho

A Câmara Municipal de Oeiras em parceria com a Senciência, organizou um programa dirigido aos moradores do Bairro dos Navegadores, que terá lugar este sábado, dia 15 de outubro.

De manhã, a partir das 10h00, terá lugar um encontro entre os Clubes de Ciência das escolas de Oeiras e os Grupos de Jovens do Bairro dos Navegadores, no Centro de Convívio local, onde será dado a conhecer o Programa Ciência + Cidadã, que resulta de uma parceria entre o ITQB NOVA, o IGC e a Câmara Municipal de Oeiras. Aqui serão oferecidos livros sobre o ambiente às crianças e decorrerão atividades sobre a diversidade de sementes e a vida na Terra.

Às 14h00, no espaço Hub-ACT, terá lugar uma visita especialmente dedicada aos residentes do Bairro, que percorrerá as principais atrações do Festival, incluindo uma sessão do Teatro Playback do dISPAr (Grupo de teatro do ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida) – “Promover a Cidadania Ativa na Ciência”.

Logo de seguida, às 15h00, haverá “Ciência divertida”, promovida pelo ITQB – Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier, na Praça dos Navegadores, fronteira ao edifício onde decorre o Festival. Às 16h00, o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, realizará uma visita à Praça dos Navegadores.

Esta iniciativa, além de proporcionar a criação de laços entre a Ciência e a comunidade, também contribuirá para estreitar a ligação de identificação do bairro com o Hub na sua envolvente e criar uma relação de proximidade e envolvimento cultural, que reforce a participação cívica e social voluntária na vida cultural da comunidade.