CUF celebra 15.º aniversário em Cascais

Com uma experiência de 77 anos na prestação de cuidados de saúde, a rede CUF tem hoje 24 hospitais e clínicas, em Portugal, e faz agora 15 anos que chegou a Cascais. Desde que iniciou atividade, a 4 de abril de 2008, respondeu às necessidades de saúde de perto de 400 mil pessoas.

Ao mesmo tempo que a CUF tem aumentado o acesso a cuidados de saúde diferenciados, tem vindo a contribuir para o desenvolvimento social e económico de Cascais. Para assinalar o 15.º aniversário do Hospital CUF Cascais, o Notícias de Cascais esteve à conversa com o Director Clínico do Hospital CUF Cascais, Rodrigo Costa e Silva.

De que Forma é que o Hospital CUF Cascais veio fazer a diferença na prestação de cuidados de saúde?
Diferenciamo-nos pela excelência, aliada a elevados níveis de qualidade e inovação. Acima de tudo, fazemos a diferença porque colocamos as pessoas no centro dos cuidados. Tal exige que os médicos e enfermeiros se organizem em especialidades de 1ª linha, como a
Medicina Geral e Familiar, a Pediatria e a Ginecologia-Obstetrícia, para depois haver um conjunto de especialidades – que o Hospital CUF Cascais disponibiliza na totalidade, que se articulam entre si. Desta forma, conseguimos ter um olhar multidisciplinar e integrado sobre a saúde de quem nos procura.

Que relevância tem para o doente o acompanhamento multidisciplinar, como acontece no Hospital CUF Cascais?
Permite um diagnóstico preciso e tratamentos personalizados que só são possíveis pela ágil articulação entre as diferentes especialidades. Por exemplo, na Unidade da Mama os doentes podem contar com especialistas em Ginecologia-Obstetrícia, Oncologia Médica, Cirurgia Oncoplástica e Radioterapia – que se articulam entre si, sempre que necessário, com recurso a especialidades complementares ao tratamento, como a Medicina Física e Reabilitação, a Psicologia ou a Nutrição.

Em que medida o Hospital CUF Cascais tem inovado?
Para conseguirmos oferecer os melhores cuidados de saúde, avaliamos, a cada momento, a qualidade do que fazemos e procuramos inovar na resposta. As reuniões multidisciplinares, os protocolos de atuação, a atualização dos equipamentos e as técnicas diferenciadas – tais como a cirurgia minimamente invasiva, são exemplos de boas práticas que nos
permitem promover qualidade e inovação em saúde.

Que balanço faz destes 15 anos de atividade?
Perto de 400 mil pessoas procuraram os nossos cuidados de saúde, em 15 anos. Fazemos um balanço positivo, confiantes na qualidade dos serviços que prestamos, um reflexo da competência dos cerca de 1100 colaboradores que se dedicam com muito empenho a este projeto clínico.

CUIDADOS
CADA VEZ MAIS DIFERENCIADOS
 

Foi em 2008 que a CUF começou a sua atividade em Cascais, com a abertura da Clínica CUF Cascais, onde foi integrado o corpo clínico do Instituto Médico de Cascais – adquirido pela CUF em 2006.
Em 2014, alargando a capacidade de resposta, a CUF investiu no mesmo edifício e nasceu o Hospital CUF Cascais com: Bloco Operatório; Hospital de Dia Oncológico; exames especiais e, para responder a situações de urgência médica, passou a estar disponível o serviço de Atendimento Permanente para adultos e crianças.

UM ANO DE ATIVIDADE
NO HOSPITAL CUF CASCAIS

Em 2022 o Hospital CUF Cascais realizou:

  • mais de 200 mil consultas
  • mais de 900 mil exames
  • mais de 37 mil episódios de Atendimento Permanente perto de 6 mil cirurgias
  • mais de 8 mil internamentos
  • mais de 4 mil tratamentos ou exames em Hospital de Dia.

“Quem procura o Hospital CUF Cascais
encontra várias Unidades organizadas
por patologia para responder com o
auxílio e integração de profissionais
de várias especialidades”

  • Unidade da Mama
  • Unidade da Coluna Vertebral
  • Unidade da Ortopedia Geriátrica
  • Unidade da Dor Orofacial
  • Unidade do Cancro da Cabeça e Pescoço
  • Unidade da Diabetes
  • Unidade da Tiróide